2016 - Compostagem

Ir para o conteúdo

2016

Atividades
6/12/2016 - Recanto Feliz - Entrega Certificados.

Encerramento do Projeto de Compostagem na Escola Recanto Feliz.

Hoje tivemos a entrega dos certificados para as duas turmas que participaram do projeto,
5º Ano A e C e uma avaliação conjunta com os participantes. Foram apontados os problemas de participação e atenção que poderiam ter sido melhores. Quanto ao que foi bom, o interessante foi perceber que saber sobre compostagem, confirmando expectativa e objetivos, ficou bem marcado. Inclusive com anotações durante o ano realizadas por diversas participantes, alunas, e que foram guardadas. Até alguns desenhos explicativos feitos na lousa mereceram registro sem que houvesse exigência para anotar ou ser cobrado posteriormente.

5/12/2016 - TOM - Entrega Certificados de Participação.
2/12/2016 - Recanto Feliz - Atividade Externa

Atividade externa do Projeto de Compostagem que acontece na Escola Municipal Recanto Feliz de Francisco Beltrão, Paraná.

A atividade realizada nesta manhã no Santa Fé Clube de Campo contou com a participação do Engenheiro Agrônomo Sérgio Luiz Carniel na condução da trilha ecológica. Foram realizados jogos na mata que juntamente com a trilha mostrou o valor das árvores e das matas.

Esta é uma atividade difícil para explicar, porque a vivência e as situações propostas é que sensibilizam e provoca um novo pensar, no mínimo um olhar menos destrutivo.

O projeto que aconteceu durante todo o ano letivo na escola é um investimento em Educação Ambiental do Instituto Sicoob.

1/12/2016 - TOM - Atividade Externa.

Esta atividade externa marca o final de um ano de coleta de resíduos orgânicos, realizada duas vezes por semana. A atividade aconteceu no Santa Fé Clube de Campo, com Sergio Luiz Carniel na condução da trilha ecológica. Foram também realizados jogos na mata e uma pequena pausa para descontração, porque o tempo acaba sempre sendo curto.

O Projeto de Compostagem que acontecer no TOM é um investimento do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Marmeleiro e que aqui agradecemos por estes 5 anos de parceria fazendo Educação Ambiental com a prática da compostagem.
22/11/2016 - Recanto Feliz - Primeiros tomates...

Os primeiros tomates são mais gostosos.

Detalhe, não receberam nenhum veneno, somente o excelente adubo da compostagem.  
Registros feitos hoje na atividade do Projeto de Compostagem que acontece na Escola Municipal Recanto Feliz, CAIC, em Francisco Beltrão - PR. O projeto é patrocinado pelo Instituto Sicoob.

#ProjetodeCompostagem #Ecophysis #CAIC #InstitutoSicoob

4/11/2016 - Recanto Feliz - Atividade Mensal.

Depois de colocar os resíduos orgânicos nos cubos de compostagem foi realizada a atividade mensal do mês de novembro/2016. Nesta atividade, como em todas as outras, a regra é ter participado da coleta durante o mês anterior acima de 50%.

A novidade nesta atividade foi a participação das duas turmas como uma única equipe. Uma prévia para a atividade externa que acontece em dezembro. Foram aplicados os jogos: cooperação, minhocas unidas, morcego e mariposa.

O Projeto de Compostagem que durante todo este ano de 2016 vem sendo realizado na Escola Municipal Recanto Feliz de Francisco Beltrão/PR é um investimento do Instituto Sicoob.
3/11/2016 - TOM - Atividade Mensal

O Projeto de Compostagem que acontece na Escola Estadual Telmo Octávio Müller de Marmeleiro, Paraná, tem duração anual, com a coleta semanal de resíduos orgânicos para serem compostados na escola. Juntamente com a prática é realizada mensalmente uma atividade com objetivos educacionais e ambientais diversos.

Nesta atividade de novembro de 2016, Busca da Malaquita, é realizado um jogo tipo caça ao tesouro, com pistas para serem interpretadas. O objetivo é valorizar o trabalho em equipe que foi realizado ao longo do ano, conhecer este mineral rico em cobre e fortalecer o relacionamento social. Afinal, de nada adiantaria sabermos todas as técnicas de compostagem se enquanto pessoas também não melhorarmos nossos relacionamentos.

4/10/2016 - Recanto Feliz - Atividade Mensal.
Gincana de perguntas baseada no folder "Informações Básicas para fazer Compostagem" e o jogo Carbono e Nitrogênio.
3/10/2016 - TOM - Atividade Mensal.
Perguntas e respostas com base no livro "O fantasma dos vaga-lumes", história de Sandra Aymone, Fundação DPaschoal, e distribuida gratuitamente para os alunos.
2/9/2016 - Recanto Feliz - Atividade mensal.
“O livro que queria ser brinquedo” no Projeto de Compostagem.

As atividades mensais além de melhorarem a socialização entre os participantes também incentivam, neste caso, a leitura através de perguntas sobre a obra onde não vale somente saber a resposta, é preciso dizer onde está.

“O livro que queria ser brinquedo” de Sandra Aymone da Fundação DPhascoal foi interesse por questionar o que é um brinquedo. Afinal, todas as crianças gostam de um brinquedo, e o livro também é um brinquedo onde nossas ideias podem viajar mundo a fora e ampliar horizontes.

O Projeto de Compostagem que acontece na Escola Municipal Recanto Feliz é um investimento do Instituto Sicoob de Maringá.
1/9/2016 - TOM - Atividade mensal

Uma vez por mês acontece a atividade lúdica mensal com os participantes do Projeto de Compostagem. A atividade na Escola Estadual Telmo Octávio Müller inclui uma sessão cinema. Foram exibidos os filmes do Circuito Tela Verde VII – CTV VII, do Ministério do Meio Ambiente, “Flash Mob campanha Brasília limpa rodoviária” e “Nascentes”. “Os legumes do Chef Antenor”do CTV VI foi exibido pela relação com a prática da compostagem. Seguiram-se alguns questionamentos, reflexões e sugestões.

Os jogos “Arrancar cebolas” e “Proteção de nascentes” foram bem animados, permitindo perceber as diferenças de função e atenção para com a elaboração de estratégias.

O Projeto é um investimento em Educação Ambiental do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura municipal de Marmeleiro.
29/8/2016 - TOM
Plantio da horta.

Lembrando que não existe obrigatoriedade de vir nas atividades de turno contrário. Como os alunos estão envolvidos em muitos projetos temos menos participantes, mas nem por isto menos empenhados.
26/8/2016 - Recanto Feliz
Minhocário.

O gabinete de geladeira recolhido no Rio Marrecas pelo Projeto Rios Limpos (http://rioslimpos.religar.net/) passou a ser o minhocário na Escola Municipal Recanto Feliz, CAIC Recanto. O minhocário produz um adubo de melhor qualidade e faz parte das práticas do Projeto de Compostagem patrocinado pelo Instituto Sicoob de Maringá.
25/8/2016 - TOM
Horta

Até quando temos falhas de comunicação aproveitamos para preparar o adubo para a horta. O importante é valorizar quem quer participar.
22/8/2016 - TOM
Atividade na Horta.

Início da preparação dos canteiros para plantio de verdura e adubação dos berços para plantio de Feijão Guandu.
O adubo utilizado foi produzido a partir dos resíduos orgânciso que os alunos participantes da compostagem trazem de suas casas.
19/8/2016 - Recanto Feliz.
Alunos do CAIC visitam composteira de aviário.

Alunos que participam do projeto de compostagem na Escola Municipal Recanto Feliz conheceram a compostagem de aviário. Com a compostagem produz-se adubo que depois é usado no plantio de hortaliças na propriedade. Este modelo de compostagem foi desenvolvido pelo Dr. José Carlos Zanella de Francisco Beltrão.

Como o aviário é de perus, recebemos várias explicações do Sr. Valdecir sobre o comportamento dos mesmos, principalmente sua curiosidade e resposta barulhenta a sons externos e movimentos bruscos. Foram feitos vários questionamentos e esclarecimentos sobre este modelo de produção e o sofrimento do animal.

Fazer Educação Ambiental, a oportunidade de religar com os ciclos da natureza, é também questionar: o que fazemos, os nossos processos de produção e o consumo exacerbado.

Aproveitando a geografia urbana local e que está sendo alterada por loteamentos foram verificados os problemas do rio sem mata ciliar e a erosão provocada pelas construções em locais de alta declivosidade. Como no local temos exemplos corretos com preservação é fácil perceber a diferença e de como nossas ações afetam todo o conjunto.

O Projeto de Compostagem que acontece na Escola Municipal Recanto Feliz de Francisco Beltrão – PR é patrocinado pelo INSTITUTO SICOOB PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (www.institutosicoob.org.br).

Para saber mais acesse www.ecophysis.com.br.

5/8/2016 - Recanto Feliz
Atividade Mensal

Os participantes fazem compostagem trazendo resíduos orgânicos duas vezes por semana de suas casas para a escola. Neste processo é possível verificar o que precisa ser melhorado ou algum tema interessante para ser mais aprofundado. Assim, a questão das queimadas, a dificuldade que temos quando fazemos algo novo, o equilíbrio entre o pensar e o agir,  foram abordados de forma lúdica e alegre. O lúdico tem a vantagem de tirar a oposição frente a algo novo no momento, criando conexões para novas possibilidades de pensar. Foram aplicados os jogos: corrida contra o tempo, incêndio na mata e você é minha cadeira.
4/8/2016 - TOM
Atividade mensal.

Atividade realizada com o turno da manhã e da tarde. O tema foi a água, tendo em vista que temos muitos problemas neste sentido, desde falta de preservação até os efeitos das mudanças climáticas. O importante é realizar as ações pequenas, que mesmo não tendo contribuição significativa contribuirá significativamente para a mudança de nosso modelo mental. Isto tudo não pode ser conseguido sem a cooperação de todos, e se tivéssemos que transportar todos juntos um pouco de água numa garrafa seria difícil no início, mas depois fica muito mais fácil, quando paramos antes para pensar na melhor estratégia frente aos recursos que temos. Foram aplicados os jogos: "água, use sem desperdiçar" e "equilíbrio possível".
8/7/2016 - RECANTO FELIZ
Avaliação da condição ambiental do Córrego Três Pioneiros.

Participantes da Cooperativa COOPEREF, uma Cooperativa Mirim fundada através do Instituto Sicoob na Escola Municipal Recanto Feliz, e que praticam a compostagem neste ano de 2016 tiveram uma atividade de Educação Ambiental voltada para a questão da água. Foi realizada a Avaliação da Condição Ambiental do Córrego Três Pioneiros onde o mesmo passa na Av. Guaratinguetá entre as Ruas Piracicaba e Campinas em Francisco Beltrão - PR.

Para esta avaliação foi utilizado o Protocolo de Avaliação Rápida Adequado que está no artigo “Adequação de um protocolo de avaliação rápida de rios para ser usado por estudantes do ensino fundamental” de Ariane Guimarães, Aline Sueli de Lima Rodrigues e Guilherme Malafaia.

O intervalo possível na soma dos 11 parâmetros avaliados vai de 0 a 110, sendo que zero é o pior e 110 é um rio em ótimas condições. A avaliação foi realizada individualmente e calculada a média simples de cada turma, lembrando que as turmas são do 5º Ano do Fundamental “A” e “C”. Como resultado tivemos 56 para uma turma e 60 para a outra, indicando que o rio está bom.

No entanto, foram apontados problemas no trecho avaliado: existência de lixo e lâmpadas no leito; casas muito próximas do córrego; tubos que dificultam a passagem da água; muito capim indicando que o córrego é rico em nutrientes orgânicos, entre outros.
4/7/2016 - TOM - Atividade mensal
Durante todo o ano do Projeto de Compostagem na Escola Estadual Telmo Octávio Müller são coletados, duas vezes por semana, resíduos orgânicos que os participantes trazem de suas casas. Uma vez por mês temos atividade mensal para fixar conhecimentos da compostagem e tratar de outros problemas ambientais. Nesta atividade do mês de julho tivemos o jogo da Dengue, atividade com a Fita de Möbius e o jogo Carbono e Nitrogênio na Compostagem.
30/6/2016 - TOM - Exposição e Horta
Expondo o resultado da compostagem para toda a comunidade escola, aproveitando para registrar também a horta.
3/6/2016 - TOM
Atividade encerramento Projeto de Compostagem 2015.
Mata, trilha e malaquita.

Atividade final do Projeto de Compostagem que aconteceu no ano de 2015 na Escola Estadual Telmo Octávio Müller. A turma do turno da manhã realizou a atividade no Santa Fé Clube de Campo em Francisco Beltrão. A trilha na mata foi conduzida pelo Engenheiro Agrônomo Sérgio Carniel da Emater Regional.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor quais os processos que acontecem nas matas e de como dentre outros elas são importantes para regulação do microclima. Mesmo sendo um dia muito frio, dentro da mata a temperatura estava amena e confortável. Também foram aplicados dois jogos com espelhos e vendas para sentir melhor a mata sem a visão e também através de outros ângulos de visão.
Os participantes do turno da tarde realizaram um grande jogo de procura de pistas para encontrar a malaquita. A malaquita é um grupo dos carbonatos comum em nossa região. A malaquita geralmente resulta da alteração de minérios de cobre. Tendo sido usado como pigmento verde na antiguidade até aproximadamente 1800. Em nossa região ela é dispersa em rochas e aflora em alguns pontos.
Assim, encerraram-se as atividades do projeto realizado em 2015. Projeto que conta com o investimento em Educação Ambiental do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Marmeleiro, Paraná.

24/5/2016 - RECANTO FELIZ
Atividade mensal: participar e cooperar.

A atividade mensal é uma oportunidade lúdica para reforçar algum conhecimento sobre a compostagem e também provocar questionamentos práticos sobre o relacionamento entre os participantes enquanto um grupo de pessoas. Foram usados o jogo da teia (deslocar uma chave por uma trama de caminhos feitos por uma corda fina) e o cabo da paz ( uma corda em círculo onde todos se equilibram jogando o corpo para trás).

2/5/2016 - TOM: Atividade mensal maio.

As atividades sempre tem o propósito de evolução enquanto pessoa e enquanto grupo de todos os participantes. Algumas vezes fica difícil pensar, tomar uma decisão. Mas, isto é exigido até de quem quer aumentar sua responsabilidade enquanto pessoa conectada com a natureza e todas as pessoas.
Os jogos: corrida contra o tempo, você é minha cadeira e incêndio na mata deram condição para através do lúdico provocar um contato mais pessoal e um esforço comum para atingir um objetivo.
Este projeto é um investimento do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Marmeleiro/PR.
26/4/2016 - Paraquedas na Educação Ambiental - Recanto Feliz.

Esta atividade com paraquedas tem por objetivo fixar conhecimentos sobre compostagem e permitir experimentar o equilíbrio dinâmico entre competição e cooperação.
4/4/2016 - Atividade mensal - TOM

Primeira atividade mensal porque o lúdico também faz parte e permite questionar sobre o medo com relação a confiar no outro e a participação de todos numa atividade cooperativa. A compostagem só acontece quando todos participam, isto inclui quem traz o resíduo, as bactérias, os microorganismos, o oxigênio, a água, etc.
29/3/2016 - Dia da Água todos os dias. - TOM

Dia 22 de março, data comemorativa do Dia Mundial da Água, data criada em 21/2/1993 com o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta, estava chovendo. Motivo pelo qual a atividade promovida pelo Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Marmeleiro foi transferida e realizada hoje dia 29/3/2016.

A atividade contou com a participação dos alunos do Projeto de Compostagem do ano de 2015 da Escola Estadual Telmo Octávio Müller – TOM de Marmeleiro. Foram realizadas três avaliações de qualidade ambiental de um rio, duas no Rio Marmeleiro e uma no Rio Angico. Os participantes aprenderam o uso do protocolo e puderam fazer suas próprias avaliações e sentir a diferença entre locais mais e menos impactados.

Também foi realizada ação de soltura de alevinos nativos no Rio Marmeleiro.
29/3/2016 - Primeira Coleta de Resíduos - Recanto Feliz

Primeira coleta de resíduos orgânicos do Projeto de Compostagem que acontece na Escola Municipal Recanto Feliz de Francisco Beltrão - PR. Com a prática da compostagem os alunos vão aprender fazendo e no final do ano estarão em condições de eles também fazerem compostagem em outros locais.

O projeto é um investimento do Instituto Sicoob para o Desenvolvimento Sustentável.
22/3/2016 – Apresentação e entrega dos baldes de coleta – Recanto Feliz

Apresentação do processo de compostagem e de como acontecerá o Projeto de Compostagem de Resíduos Orgânicos durante o ano para as duas turmas de 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Recanto Feliz de Francisco Beltrão – PR.  A proposta é que durante as atividades os participantes possam ir aprendendo a fazer compostagem e saber quais os cuidados necessários para conseguir um bom adubo no final.

O projeto é patrocinado pelo Instituto Sicoob para o Desenvolvimento Sustentável (http://www.institutosicoob.org.br/) de Maringá – PR.


14/3/2016 - Primeira coleta de resíduos orgânicos - TOM
11/3/2016 - Baldes para o início da compostagem no TOM.

Depois da apresentação para alunos e alunas do 6º Ano do Fundamental da Escola Estadual Telmo Octávio Müller – TOM eles se inscreveram voluntariamente para participar. Agora cada segunda e quinta-feira eles estarão trazendo resíduos orgânicos vegetais de suas casas. Lembrando  conforme foi combinado de que o importante é a rotina e participação, o balde pode vir com uma folha que caiu no chão. A rotina pelo exemplo e participação de todos provoca a mudança. A compostagem acontece nas dependências da escola e todo adubo produzido é usado na horta para contribuir com uma alimentação mais saudável dos próprios alunos. O Projeto de Compostagem que acontece no TOM é um investimento da Prefeitura Municipal de Marmeleiro através do Departamento de Meio Ambiente. A primeira coleta do ano acontece na segunda-feira dia 14/3/2016 antes do início das aulas do turno da manhã e do turno da tarde. Saiba mais acessando www.compostagem.ecophysis.com.br.

3/3/2016 - Projeto de Compostagem no Recanto Feliz.

O Projeto de Compostagem estará sendo realizado com duas turmas de 5º Ano da Escola Municipal Recanto Feliz de Francisco Beltrão/PR. O projeto é um investimento do Instituto Sicoob para o Desenvolvimento Sustentável em consonância com o "7º princípio do cooperativismo que proclama a importância da preocupação com a comunidade, especialmente aquela onde se está inserido".
Assim, o início dos trabalhos foi com a apresentação do histórico, dos objetivos, da metodologia e resultados que são esperados. Com todos os problemas em relação ao lixo, a parte do resíduo orgânico pode ter outro destino que não a lixeira. Pelo processo da compostagem ao final se transforma em excelente adubo.
Durante o aprender fazendo ao longo do projeto espera-se também sensibilizar todos os envolvidos para a necessidade urgente de mudarmos nosso modelo mental e priorizar ações que causem menos impacto ambiental. Possibilitando assim uma vida melhor para todos.

25/2/2016 - Projeto de Compostagem 2016 no TOM.

Com a apresentação do projeto para os professores tivemos o início dos trabalhos neste ano de 2016. O projeto acontece desde 2009 e na Escola Estadual Telmo Octávio Müller desde 2012, sendo um investimento em Educação Ambiental da Prefeitura Municipal de Marmeleiro – PR através do Departamento de Meio Ambiente.

O projeto estará acontecendo com alunos do 6º Ano Matutino e Vespertino. Para acompanhar e saber mais acesse www.compostagem.ecophysis.com.br.

Voltar para o conteúdo